Da menina do Maranhão à sensação olímpica: conheça a trajetória de Rayssa Leal, a 'Fada do Skate', e descubra como ela conquistou o mundo!
Imagina só se destacar em um esporte que é visto como de meninos. Foi o que aconteceu com Jhulia Rayssa Mendes Leal, mais conhecida como Rayssa Leal. Aos 6 anos de idade ela ganhou seu primeiro skate e de lá para cá brilhou. Aprendeu várias manobras e ficou famosa com os vídeos publicados na internet.
Biografia
Rayssa Leal nasceu no dia 4 de janeiro de 2008, em Imperatriz, no Maranhão. É filha de Haroldo Leal e Lilian Mendes. Ela ganhou fama inicialmente em 2015, quando apareceu em um vídeo, aos 7 anos, fazendo uma manobra de skate usando um vestido de fada. Logo viralizou nas redes sociais e a partir daí, começou a ser conhecida como a "Fadinha do Skate".
Carreira
Com o apoio da família e treinamentos, Rayssa progrediu no esporte. Ela começou a competir em campeonatos nacionais e internacionais. Também ganhou notoriedade por sua habilidade técnica, estilo e consistência.
Apesar de muito jovem, a skatista tem um currículo invejável.
Aos 11 anos, Rayssa se tornou a mais jovem skatista a vencer uma final do Mundial de Skate Street feminino, em Los Angeles. Ela superou a então, número um do mundial, Pamela Rosa, ao conquistar o título. Em 2019, ela ganhou a medalha de prata nos X Games de Minneapolis, uma das competições mais prestigiadas do mundo do skate.
Rayssa Leal fez parte da equipe brasileira de skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que ocorreu no ano seguinte, devido à pandemia de covid-19. Rayssa ganhou a medalha de prata, convertendo-se em uma das medalhistas olímpicas mais jovens da história.
Ainda em 2020, Rayssa foi indicada ao Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte mundial, na categoria “Melhor Atleta de Ação”.
Depois de conquistar a prata olímpica, Rayssa Leal se consolidou ainda mais como referência no esporte. Ainda em 2021, na primeira etapa da Street League (SLS), em Salt Lake City (EUA), a jovem obteve a maior nota da competição feminina até então (8,5), e conquistando o título.
E ela não parou! A fadinha foi mais longe, desta vez na etapa de Lake Havasu, chegando a três títulos na Street League Skateboarding (SLS). E no mês seguinte, competiu no Super Crown. Desta vez, a brasileira ficou em segundo lugar, sendo vice-campeã mundial pela segunda vez consecutiva.
Rayssa Leal continuou brilhando com o skate, em 2022 ela abriu a temporada com título no X-Games e depois finalizou a primeira etapa da liga mundial em Jacksonville, na Flórida, se tornando a mulher com mais vitórias acumuladas na SLS.
Ela ainda se destacou em outras duas etapas seguintes, em Seattle e Las Vegas, aumentando a lista de conquistas. Rayssa com certeza fechou o ano com chave de ouro. No Rio de Janeiro, a ‘fadinha’ mais uma vez disputou o Super Crown e, foi aos 14 anos, campeã mundial pela primeira vez na carreira.
Em 2023, apesar de uma lesão no punho, ela abriu a temporada com vitória no Campeonato Mundial de Skate Street em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Em Chicago, na estreia da SLS, a jovem também confirmou o favoritismo e levou mais um troféu para casa. Rayssa Leal chegou a oito vitórias na SLS. A jovem promissora também conquistou o bicampeonato de skate street do X-Games, em Chiba, no Japão.
Apesar de sua curta idade, hoje com 15 anos, Rayssa Leal inspira muitas meninas a seguirem seus sonhos e romperem barreiras em esportes predominantemente dominados por homens. A ‘fadinha’ é um símbolo de perseverança, determinação e paixão.
Jogos Pan-Americanos 2023
E ainda neste ano, Rayssa Leal buscará manter seu favoritismo, isso porque ela estará nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, no Chile. Ela entrará na pista no sábado (21), a partir das 10h, na Esplanada dos Esportes Urbanos, no Parque Estádio Nacional. Os Jogos Pan-Americanos de 2023 começaram nesta sexta-feira (20). A disputa segue até o dia 5 de novembro.