Aproveitando a Copa do Mundo Feminina 2023, separamos para você 5 melhores filmes que contam a trajetória das mulheres no esporte. Então, vamos conferir?

Eu, Tonya (2017)

E o primeiro da lista é o filme: “Eu, Tonya”, um filme biográfico e de comédia dramática lançado em 2017, dirigido por Craig Gillespie. O filme narra a vida da famosa patinadora artística Tonya Harding (interpretada por Margot Robbie) e os eventos que levaram ao escândalo que envolveu seu nome nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994.

Filmes
Eu, Tonya. Créditos - Um Filme me Disse

Baseado em fatos reais sobre a vida familiar problemática e o fatal incidente, que custou sua carreira, o filme traz um olhar irônico sobre os bastidores da turbulenta carreira da patinadora artística, Tonya Harding.

A história é contada de uma forma que mostra várias perspectivas, e o público é convidado a refletir sobre como a mídia e a opinião pública moldaram a narrativa em torno de Tonya.O filme foi aclamado pela crítica, especialmente pelas atuações de Margot Robbie e Allison Janney, que inclusive levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. 

Uma Equipe Muito Especial (1992)

Um filme baseado em fatos reais, que aborda a fundação da liga feminina profissional de baseball, nos Estados Unidos, é uma comédia dramática dirigida por Penny Marshall. O filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando muitos homens foram convocados para servir no exército, e deixaram assim de competir na Liga Americana de Beisebol.

Para evitar a suspensão do campeonato, o proprietário do Chicago Cubs, Walter Harvey, decidiu criar uma liga feminina de beisebol para entreter o público e manter o esporte vivo.

Filmes
Uma Equipe Muito Especial - Reprodução

“Uma Equipe Muito Especial” aborda temas de empoderamento feminino, superação de desafios e amizade enquanto as jogadoras lutam contra o sexismo e o preconceito para provar que também podem ser grandes atletas. O filme é conhecido por sua mistura de humor, drama e momentos emocionantes, bem como por sua frase icônica "Não há choro no beisebol!" (Não se chora no beisebol!) dita por Jimmy Dugan. A produção tem nomes como: Tom Hanks, Madonna e Geena Davis. 

Menina de Ouro (2004)

"Menina de Ouro" (Million Dollar Baby) é um filme americano de 2004 dirigido por Clint Eastwood. A história gira em torno de uma jovem mulher chamada Maggie Fitzgerald (interpretada por Hilary Swank), que sonha em se tornar uma boxeadora profissional. 

Filmes
Menina de Ouro - Créditos: Falar Cinema

Ela busca treinamento com o treinador Frankie Dunn (interpretado por Clint Eastwood), um homem fechado e amargurado, dono de uma academia de boxe. Apesar de suas hesitações iniciais, Frankie acabou aceitando treinar Maggie devido à sua dedicação e dedicação.

"Menina de Ouro" é um filme emocionante que explora temas de perseverança, amizade, superação de obstáculos e satisfações pessoais. Recebeu aclamação da crítica, ganhou quatro Oscars, Globo de Ouro, entre outros prêmios.

Guerra dos Sexos (2017)

"Guerra dos Sexos" de 2017, é um filme dirigido por Valerie Faris e Jonathan Dayton. o longa é baseado em eventos reais que ocorreram na década de 1970 e retrata a famosa partida de tênis entre a número um do mundo, Billie Jean King, e o ex-campeão Bobby Riggs.

A trama se concentra em Billie Jean King, interpretada por Emma Stone, uma tenista talentosa que luta pela garantia de gênero no esporte. Na época retratada, as mulheres enfrentaram disparidades salariais e de reconhecimento em comparação com os homens no tênis e em outros campos profissionais. Billie Jean busca mudar essa realidade e provar que as mulheres podem competir em pé de igualdade com os homens.

Filmes
Guerra dos Sexos - Créditos: Um Filme me Disse

Do outro lado, temos Bobby Riggs, interpretado por Steve Carell, um ex-campeão que se apostou no tênis e passou a adotar uma postura sexista e induzida. Ele desafia Billie Jean King para uma partida exibicional, na qual ele se gaba de que mesmo aos 55 anos de idade, ele ainda pode vencer qualquer das melhores jogadoras do mundo.

Garota Fantástica (2009)

"Garota Fantástica" é uma comédia que marca a estreia de Drew Barrymore como diretora. O filme é baseado no romance "Derby Girl", de Shauna Cross, que também escreveu o roteiro do filme. 

A história gira em torno de Bliss Cavendar, interpretada por Ellen Page, uma jovem de uma pequena cidade no Texas que acaba descobrindo o mundo das corridas de roller derby, uma espécie de corrida de patins que é disputada por equipes femininas. Fascinada pela emoção e pela adrenalina do esporte, Bliss decide se juntar a uma equipe de roller derby.

Filmes
Garota Fantástica - Reprodução

"Garota Fantástica" recebeu críticas positivas, elogiando especialmente a direção de Drew Barrymore, a atuação de Ellen Page e a abordagem positiva do filme sobre a importância do empoderamento feminino e a quebra de estereótipos. 

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram