O cartão rosa foi utilizado pela primeira vez na partida da última segunda (24), na Copa América, solicitado pelo time da Costa Rica.

O jogo entre Brasil e Costa Rica pela Copa América 2024, que aconteceu na última segunda-feira (24), terminou em empate e rendeu boas frustrações e discussões na web. Outro detalhe que chamou a atenção dos torcedores foi o cartão rosa - utilizado pela primeira vez na história. 

A novidade foi anunciada em maio, pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que altera significativamente o regulamento da competição.

Afinal, o que significa o cartão rosa?

cartão rosa copa américa 2024
Foto: Reprodução/ Internet

Além dos já conhecidos cartões amarelo e vermelho, que indicam penalidades aos jogadores, agora, o novo cartão entra em campo com uma função diferente.

O objetivo é garantir uma substituição extra às equipes que tiverem um atleta com suspeita de concussão cerebral ou traumatismo craniano, em lesão que tenha ocorrido durante a partida. 

Para isso, é preciso informar o árbitro principal ou quarto árbitro e um cartão rosa será utilizado, segundo informa o comunicado da Conmebol. 

Diferente dos cartões tradicionais, o cartão rosa não é exibido durante o jogo. Ao invés disso, é preenchido um formulário separado para indicar o ocorrido. 

As equipes médicas precisarão enviar relatórios detalhados sobre o estado de saúde do atleta durante o atendimento, para que a Conmebol possa monitorar também o êxito da nova regra. 

Cartão rosa utilizado no jogo entre Brasil e Costa Rica 

jogador é substituído mediante cartão rosa em jogo entre Brasil e Costa Rica
Foto: Reprodução/ Icon Sport

Durante o jogo, que aconteceu na cidade de Los Angeles (EUA), o técnico da seleção costarriquenha, Gustavo Alfaro, pediu para utilizar o cartão rosa em uma de suas substituições no jogo contra o Brasil.

Segundo informa o jornal "La Nación'', da Costa Rica, a mudança aconteceu no minuto 64, quando o jogador Jefferson Brenes deixou o campo e deu lugar a Alejandro Bran. 

 

Foto de capa: Reprodução/ CBF

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram