Conheça a trajetória do piloto que conquistou o Brasil. Desde os primeiros passos no Kart, o início na Fórmula-1, até o trágico acidente que tirou sua vida.

Ayrton Senna da Silva, esse é o nome da pessoa que mudou durante muito tempo, a maneira como os brasileiros viviam os domingos pela manhã.

Mesmo sabendo que a bandeirada final seria a favor do piloto, todos acordavam, ligavam as suas televisões e assistiam ansiosos, a volta final e o Galvão Bueno dizendo com toda a força dos seus pulmões: Ayrton Senna do Brasil.

Os Primeiros Passos de um Campeão

Ayrton nasceu em São Paulo, em 21 de março de 1960. Filho de dona Neyde e seu Milton. Desde a infância, ele sempre foi muito inquieto, adorava correr, mas parava por alguns instantes para assistir seu desenho preferido: Speed Racer.

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Créditos: Senna.com

Quando Ayrton completou quatro anos, seu pai decidiu lhe dar de presente, um carrinho de kart. Mas, o que jamais passou pela sua cabeça, era que aquele mesmo carrinho feito pelas suas próprias mãos, mudaria para sempre a vida do filho.

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Todos se surpreenderam com a facilidade do pequeno Ayrton de conduzir o brinquedo, e foi a partir daí, que a sua grande paixão por carros começou.

Aos 13 anos, Ayrton começou a competir em corridas de kart oficialmente. Em 73 já estava ganhando sua primeira prova, e depois não parou mais, foi campeão paulista, campeão brasileiro e campeão sul-americano. 

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A Ascensão Meteórica

Campeão, um adjetivo que traduzia bem o que Ayrton sempre foi. Senna em busca de algo novo, começou a competir na Europa em 1981. Logo em sua primeira disputa, ele foi destaque e ganhou o campeonato inglês de Fórmula Ford, com uma marca de 12 vitórias em 20 corridas.

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Mas, apesar das vitórias, Ayrton não conseguiu patrocínio para continuar competindo na Europa e teve que dar adeus ao sonho. Senna então voltou ao Brasil e foi cuidar dos negócios do pai, mas a paixão pelas pistas não saía de seu coração.

Foi aí que ele recebeu uma ligação, inesperada, era Ralph Firman o convidando para voltar à Europa para correr na categoria Fórmula Ford 2000. Senna, impressionou de novo, ele venceu vinte e duas das 28 provas disputadas.

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Ayrton protagonizou episódios que mostraram que ele definitivamente, não era um cara comum atrás do volante. O mais marcante deles foi no circuito de Snetterton, quando mesmo tendo perdido os freios dianteiros do carro na primeira volta, Senna ainda conseguiu vencer a corrida, algo que muitos considerariam simplesmente impossível.

Mas fazer o impossível nunca pareceu ser um problema pra Senna, o que fez que outras equipes de várias categorias ficassem de olho no talentoso jovem que aos poucos, provava que ali era seu lugar. Daí pra frente, começava a despertar nele um interesse pela Fórmula 1.

Ayrton então passou a competir na F-3, que era a porta de entrada para a categoria que ele tanto almejava na época. Ele já entrou no campeonato como favorito graças a sua incrível performance nos anos anteriores, e não deu outra, Senna venceu as primeiras nove corridas naquele ano, levando o título de Fórmula 3 britânica.

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E uma curiosidade interessante é que Senna fez tanto sucesso em Silverstone, que saiu uma manchete nos jornais, em que o nome do circuito estava como “Silvastone”, um trocadilho que serviu para homenagear o bom desempenho do piloto.

O Início na Fórmula 1

Em 84, Ayrton foi convidado para um teste com um carro de Fórmula 1 da Williams, e apesar dos bons resultados, era arriscado para as grandes equipes contratarem um jovem como piloto titular. Foi aí então que chegou uma proposta de uma pequena equipe, a Toleman.

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Ayrton iniciou sua trajetória na Fórmula 1 em 84, a categoria, é a mais avançada do automobilismo a nível global. Sua estreia foi no grande prêmio do Brasil, no extinto circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A intenção de Senna, era fazer uma grande corrida no seu país, mas abandonou na oitava volta por uma falha no motor. Já no GP de Mônaco, diante de muita chuva, depois de largar em 13º, Senna foi ultrapassando pouco a pouco os concorrentes e na 19ª volta, Ayrton assumia a segunda colocação.

Ele fez uma ultrapassagem espetacular em Niki Lauda, ameaçando Alain Prost que estava em primeiro lugar. No entanto, sob uma forte chuva, o francês solicitou a interrupção da corrida e foi atendido ao final da volta 32.

Senna passou a Mclaren, pouco antes de cruzar a linha de chegada e já estava comemorando a vitória. Mas, o diretor de prova decidiu encerrar a corrida alegando falta de condições para os pilotos continuarem a disputa.

E algumas histórias rondam esse episódio, pessoas afirmam que ele encerrou a prova para que Alain Prost fosse declarado vencedor da corrida, já que de acordo com o regulamento, no momento que a competição é encerrada, o que vale é volta anterior. E nela, Prost estava poucos segundos à frente.

O Domínio nas Pistas

Mas não havia dúvidas, Senna conseguia extrair do carro muito mais do que havia sido projetado pra fazer. Em seu segundo ano na Fórmula 1, o piloto deixou a Toleman e assinou com a Lotus, onde correu por três anos. A nova equipe com carros melhores o permitiu conquistar suas primeiras vitórias.

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A primeira veio no grande prêmio de Portugal. No dia chovia bastante, mas ele não se sentiu nem um pouco acuado. Ayrton Senna do brasil novamente mostrou toda a sua habilidade em pista molhada e conquistou o primeiro lugar.

A partir daí, Senna mostrou que veio determinado não somente a vencer, mas a ser o melhor. Pela Lotus, carimbou seis vitórias: Portugal, Bélgica, Espanha, Estados Unidos em 1986 e 1987 e Mônaco. Ele crescia e almejava muito mais.  

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1988: o ano que as portas da Mclaren se abriram para Senna. A sua nova equipe contava com um piloto bicampeão mundial de Fórmula 1, o francês Alain Prost. A Mclaren foi imbatível naquela temporada, vencendo todas as corridas. Senna e Prost se revezavam nas vitórias criando um clima de guerra dentro da equipe.

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O brasileiro precisava de uma vitória para ser campeão no Japão, ele fez o melhor tempo no classificatório e largou na primeira posição. Mas, teve um problema na largada e foi ultrapassado por vários carros, chegando a cair para a 14ª posição.

Mas, Senna gostava de impressionar e ainda na primeira volta ultrapassou 6 carros. Prost liderava a corrida. Mas ele estava focado em seu objetivo de ser campeão, tanto, que alcançou e ultrapassou Alain.Ayrton Senna venceu a corrida e conseguiu seu primeiro título na Fórmula 1.

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A rivalidade entre Senna e Prost continuou em 1989, e novamente, o campeonato seria decidido no Japão. 

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Prost liderava, quando Senna tentou uma ultrapassagem arriscada no francês e os dois acabaram fora da pista. Prost abandonou a corrida, mas Senna conseguiu voltar e venceu. Mas ali, Ayrton provou o gosto amargo da Fórmula 1.

Os diretores chegaram à conclusão que Senna cortou caminho para voltar à pista e desclassificaram o brasileiro. A decisão foi considerada uma das mais polêmicas da história da categoria, com a desclassificação de Senna, Prost foi o campeão. Porém, o bicampeonato viria no ano seguinte.

Ayrton e Allain que tinha se mudado para a Ferrari disputaram o título pela terceira vez. Durante a corrida, o brasileiro forçou uma ultrapassagem, os carros se chocaram e saíram da pista. Senna voltou, e voltou para ser bicampeão.

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Em 1991, Prost não era mais seu adversário direto, já que teve um baixo rendimento na Ferrari. O Tricampeonato viria após muita luta contra as velozes Williams, e seu rival Nigel Mansell.

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O Ídolo do Brasil

Ayrton era imbatível, e então, levantou o título novamente no Japão. Um tricampeonato incontestável. A conquista consagrou Ayrton como um ídolo da nação brasileira e é fácil entender o porquê.

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Era um período que a população passava por momentos difíceis, onde a renda da população caiu e o desemprego aumentou. Senna, era um símbolo de esperança e alegria para o povo brasileiro.

Ele levava a bandeira verde e amarela para o topo do mundo, tinha orgulho de ser brasileiro e isso essa visível por onde passava. Mas, uma tragédia estava prestes a cruzar o caminho do ídolo nacional.

O Trágico Fim de um Campeão

1º de maio de 1994, um dia que muitos gostariam de apagar da memória, um pesadelo que infelizmente não ia acabar quando os olhos abrissem. Senna, foi para a equipe da Williams e na terceira prova da temporada, no GP de San Marino, em Ímola, na Itália, ele largou na primeira posição.

E queria muito vencer…

Ayrton liderava a corrida quando na curva Tamburello, perdeu o controle do carro e se chocou com uma mureta de proteção a quase 300 km por hora. Com a batida, um componente da suspensão do carro de Senna atingiu o capacete do piloto e foi fatal. Ele não resistiu aos ferimentos.

Ele se foi quando liderava uma competição, uma de várias outras que conquistou sendo o primeiro. Ayrton Senna do Brasil se foi sendo o orgulho de toda uma nação e deixando um vazio irreparável no coração dos fãs.

O trágico acidente que tirou a vida de Ayrton é uma ferida dolorosa na história do esporte, mas sua partida impulsionou uma mudança significativa na segurança da Fórmula 1.

A busca por maior proteção resultou em avanços tecnológicos nos carros, garantindo quase duas décadas sem acidentes fatais nas pistas. Mas o verdadeiro legado de Ayrton Senna vai além das pistas. 

Uma vez ele disse:

Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”

 

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