O Rio Grande do Sul enfrenta um dos seus momentos mais desafiadores, com fortes precipitações, resultando em inundações, prejuízos e muitas vidas perdidas.

Esporte
Foto: Reprodução/Internet

Nesse cenário de desolação, um raio de esperança brilhou com força: a união e a solidariedade do povo brasileiro. Doações, palavras de apoio e ações de ajuda mútua multiplicaram-se, demonstrando a força da compaixão e do amor ao próximo.

E o esporte, como sempre, se mostrou um poderoso instrumento de união e superação. Diversos atletas, movidos pela comoção e pelo desejo de ajudar, se colocaram na linha de frente, seja no auxílio direto às vítimas ou na organização de doações. 

Confira alguns dos atletas que foram para a linha de frente ajudar o povo gaúcho: os surfistas Pedro Scooby, Lucas Chumbo, a ex-ginasta Daiane dos Santos e a nadadora Viviane Jungblut.

Esporte
Foto: Reprodução/Internet
Carioca, Pedro Scooby começou a surfar profissionalmente aos 11 anos e destacou-se no esporte, sendo considerado um dos principais nomes do surfe de onda grande mundial. No Rio Grande Sul, ele usou as suas habilidades com moto aquática para ajudar no resgate das vítimas das enchentes.

“Eu nunca vi nada igual na minha vida! Nem com imagens, nem contando para as pessoas, eu vou conseguir explicar exatamente o que vi lá. Uma coisa que achei muito maneira, é que tentamos resgatar as crianças sempre de uma forma lúdica, sem passar terror”, declarou Scooby no Domingão do Hulk.

Esporte
Foto: Reprodução/Internet

Lucas Chumbo, que nasceu em Saquarema-RJ, também se destaca no Surfe de Ondas Gigantes. Ele, que também esteve no programa Domingão do Hulk, disse que o grupo, composto por mais de doze pessoas, conseguiu resgatar aproximadamente 1 mil pessoas. Já nas suas redes sociais, o surfista escreveu: “Triste em ver tudo isso, mas com o coração mais leve de estar aqui e de poder estar fazendo a minha parte”.

Esporte
Foto: Reprodução/Internet

A ex-ginasta Daiane dos Santos e a nadadora Viviane Jungblut também foram para o estado para ajudar como voluntárias, ambas nasceram em Porto Alegre–RS. Daiane dos Santos também se destacou na ginástica artística e tornou-se a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro no Mundial de Ginástica. Ela fez história e deixou um grande legado. 

Esporte
Foto: Print/Reprodução

"Se cada um fizer a sua parte e colaborar como pode, com certeza a gente vai ajudar a cidade e o estado a se reconstruir", afirmou Viviane Jungblut em entrevista ao jornal nacional.

Viviane começou a nadar desde pequena! Bastante talentosa nas provas de fundo, começou a se destacar nas competições de base e, posteriormente, passou a colher bons resultados também em disputas de águas abertas.

Esporte
Foto: Reprodução/Internet

As ações desses e de outros tantos atletas demonstram que o esporte vai muito além das competições e do alto rendimento. Ele configura-se como uma ferramenta poderosa para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e resiliente.

A luta pela reconstrução do Rio Grande do Sul continua. Embora os atletas tenham retornado para suas casas, eles permanecem focados nas arrecadações para ajudar as famílias que perderam tudo devido às cheias.

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram