Conheça os maiores atletas paralímpicos do Brasil e seus feitos nos Jogos ao longo dos anos

Os atletas paralímpicos brasileiros desempenham um papel fundamental na história do esporte mundial, não apenas por suas conquistas expressivas, mas também por simbolizarem a resiliência e a superação de barreiras. 

Desde a primeira edição das Paralimpíadas, em 1960, os Jogos Paralímpicos vêm crescendo em prestígio e visibilidade, tornando-se um dos maiores eventos esportivos do planeta. Os jogos oferecem visibilidade para que atletas com deficiência mostrem ao mundo seu talento, determinação e espírito competitivo, provando que o esporte vai muito além das limitações físicas.

O Brasil ainda se destaca como uma das maiores potências nos esportes paralímpicos. Grandes atletas, com os maiores recordes mundiais, estão entre nossos talentos. A lista seria gigante se falássemos sobre cada um deles, por isso, separamos seis entre os maiores nomes para você conhecer! Confira! 

[+] Leia também: A Origem das Olimpíadas e a Conexão com o Brasil: Tudo o que Você Precisa Saber

Conheça alguns dos maiores atletas paralímpicos brasileiros:

Petrúcio Ferreira
Petrúcio Ferreira, um dos maiores atletas paralímpicos brasileiros, com os braços estendidos para o alto, comemorando uma vitória
Foto: Reprodução/ Ale Cabral, CPB

O atleta perdeu parte do braço esquerdo, após um grave acidente com uma máquina de moer capim, quando ainda tinha dois anos de idade. Apesar disso, os pais de Petrúcio nunca permitiram que a deficiência o impedisse de algo.

Natural da Paraíba, gostava de jogar futsal quando era mais novo e sempre chamou muita atenção por sua velocidade - tanto, que conquistou a graça de um treinador.

Para se ter ideia, em 2019, o paraibano se tornou o atleta paralímpico mais rápido da história, com a incrível marca de 10s42 nos 100m.

Um dos mais importantes atletas paralímpicos brasileiros, Petrúcio é bicampeão paralímpico, mas também tem o tetra dos 100m rasos T-47 no Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe.

Medalhas em Jogos Paralímpicos: 2 ouros | 2 pratas | 1 bronze 

Daniel Dias
Daniel Dias, um dos maiores atletas paralímpicos brasileiros, mostrando medalha de ouro
Foto: Reprodução/ Fernando Maia, MPIX, CPB

Entre os atletas paralímpicos brasileiros que fizeram história, está Daniel Dias. Considerado o maior nadador paralímpico do país e de todo o mundo.

Atualmente com 36 anos, nasceu com malformação congênita dos membros superiores e também na perna direita. Uma de suas maiores inspirações foi o nadador Clodoaldo Silva - a quem assistiu pela TV durante os Jogos Paralímpicos de 2004.

Com mais de 16 anos de carreira, conquistou nada menos que 27 medalhas - sendo 14 de ouro. Realmente incrível! Daniel se aposentou nos Jogos de Tóquio 2020.

Medalhas em Jogos Paralímpicos: 14 ouros | 7 pratas | 6 bronzes 

[+] Leia também: Maiores recordes olímpicos da história: conheça 4 atletas que deixaram sua marca

Adria Santos
Adria Santos, uma das maiores atletas paralímpicas do Brasil, em cima de um palanque, vestida com blusa azul e microfone na mão
Foto: Reprodução/ Internet 

Impossível falar dos maiores atletas paralímpicos brasileiros, sem mencionar o nome de Adria Santos. Natural de Minas Gerais, nasceu com uma doença degenerativa nos olhos e, com o passar do tempo, ficou completamente cega.

Aos 10 anos, se mudou para Belo Horizonte e foi quando deu início a sua trajetória como maior velocista do atletismo.

Maior medalhista paralímpica mulher do país, conquistou oito medalhas entre os anos de 1988 e 2008. Foram 27 anos representando o Brasil na modalidade do atletismo paralímpico, recordista mundial nas categorias dos 100m e 200m.

Pouco antes dos jogos de Londres, em 2012, a atleta teve uma contusão séria e acabou ficando de fora da edição. Dois anos mais tarde, acabou se aposentando.

Medalhas em Jogos Paralímpicos: 2 ouros | 2 pratas | 1 bronze 

Gabriel Bandeira
Gabriel Bandeira, um dos maiores atletas paralímpicos do Brasil, vestido com blusa do Brasil, segurando medalha em uma mão e boneco das paralimpíadas
Foto: Reprodução/ Miriam Jeske

Também nadador, Gabriel segue o legado deixado por Clodoaldo e agora, também deixado por Daniel. O atleta começou a competir quando ainda tinha 11 anos, mas foi observado que ele não conseguia evoluir e tinha algumas dificuldades no treinamento.

Após alguns exames e testes, foi constatada uma deficiência intelectual. Mas isso nunca o limitou.

Para se ter ideia, participou pela primeira vez de uma competição paralímpica nos Jogos de Tóquio 2020 - e já chegou quebrando recordes. Já no ano seguinte, bateu outros seis recordes das Américas.

Medalhas em Jogos Paralímpicos: 1 ouro | 2 pratas | 1 bronze 

[+] Leia também: Tiro ao pombo e mais: conheça 7 esportes bizarros que já entraram nas Olimpíadas

Débora Menezes
Débora Menezes, uma das maiores atletas paralímpicas do Brasil, em pé e segurando sua medalha de prata
Foto: Reprodução/ Internet

 Entre os atletas paralímpicos brasileiros que fizeram história, Débora Menezes é uma das representantes femininas de destaque. 

A atleta nasceu com má-formação abaixo do cotovelo direito e conheceu os esportes paralímpicos enquanto terminava a faculdade. Natural de São Paulo, é bacharel em Educação Física.

Inicialmente, praticava lançamento de dardo. Mas foi no parataekwondo que Débora realmente se encontrou. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, ganhou medalha de prata. Mas também é medalhista em outros campeonatos.

Medalhas em Jogos Paralímpicos: 1 prata

Antônio Tenório
Antônio Tenório, um dos maiores atletas paralímpicos do Brasil, segurando medalha de prata
Foto: Reprodução/  Twitter CPB

Considerado o maior judoca paralímpico da história, Tenório deu início à carreira aos 8 anos de idade, mas teve um acidente e sofreu um descolamento de retina no olho esquerdo, aos 13 anos, e, mais tarde, uma infecção no olho direito - fatores que acabaram o deixando cego.

Mesmo assim, Antônio seguiu na modalidade paralímpica do esporte e se tornou referência não apenas para outros atletas nacionais, mas também do mundo todo.

Com uma longa trajetória nas paralimpíadas, conquistou seis medalhas ao todo. Sem dúvidas, um dos maiores atletas paralímpicos brasileiros!

Medalhas em Jogos Paralímpicos: 4 ouros | 1 prata | 1 bronze

Foto de capa: Reprodução/ ALE CABRAL/CPB

 

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram