Com seus 128 anos de tradição, os Jogos Olímpicos já foram palco de esportes bem estranhos... Confira!

Os Jogos Olímpicos são conhecidos por unir as nações, celebrar o alto nível e reunir atletas de todo o mundo. Mas você sabia que, ao longo de seus 128 anos de história, já existiram esportes bizarros que entraram nas Olimpíadas? Se você acha que já viu de tudo, aqui mostramos que ainda é possível se surpreender. 

Nos Jogos de Paris em 1900, por exemplo, um dos eventos mais estranhos foi o Tiro ao Pombo, que - acredite se quiser - entrou com modalidade esportiva. E esse foi só o começo! Enquanto acompanhamos os Jogos Olímpicos de Paris 2024, é divertido imaginar como seriam essas competições nos dias de hoje.

Pensando nisso, preparamos uma listinha com os esportes mais estranhos que já foram considerados olímpicos. Dá uma olhada!

[+] Leia também: Olimpíadas 2024: descubra as duas novas modalidades olímpicas que estarão em Paris

Confira 7 esportes bizarros que já entraram nas Olimpíadas 

1 - Tiro Ao Pombo (1900 a 1924) 
Tiro ao pombo entre os esportes bizarros que já entraram nas Olimpíadas
Cerca de 300 pombos foram abatidos na primeira edição (Foto: Reprodução/ S&G/PA Images)

Se vamos falar dos esportes bizarros que já entraram nas Olimpíadas, não podemos ignorar o fato de que “Tiro ao Pombo” já foi uma modalidade.

Inusitado e controverso, o “esporte” foi disputado nas Olimpíadas de Paris 1900. Para se ter ideia, 300 pombos foram abatidos naquela ocasião - sendo 80 deles abatidos apenas pelos três primeiros colocados.

Devido às inúmeras críticas, apenas quatro dos 55 inscritos estiveram presentes e participaram da disputa.

Por incrível que pareça, o esporte continuou a ser praticado nos Jogos de 1908, 1912, 1920 e 1924 - mas com pombos de argila.

2 - Cabo de Guerra (1900 a 1920) 
Cabo de guerra está entre esportes bizarros que entraram nas Olimpíadas
Cabo de Guerra foi modalidade olímpica entre 1900 e 1920 (Foto: Reprodução/ Wikimedia)

 Brincadeira de criança? Não exatamente. O cabo de guerra já foi considerado uma modalidade olímpica nos jogos entre 1900 e 1920.

Em sua estreia, no ano de 1900, cada equipe era composta por seis atletas; já em 1904, eram cinco atletas. Já em suas últimas três aparições nos Jogos Olímpicos, cada equipe era formada por 8 atletas.

Uma curiosidade é que o país mais vencedor na modalidade é a Grã-Bretanha, que conquistou nada menos que dois ouros, duas pratas e um bronze.

3 - Subida na Corda (1896 a 1932)
Subida na Corda esportes bizarros que já entraram nas Olimpíadas
Atletas francesas nas Olimpíadas da Holanda, em 1928 (Foto: Reprodução/ Underwood Archives/ Getty Images)

 Também chamada de “escalada na corda”, a modalidade é considerada um dos esportes bizarros que entraram nas Olimpíadas, já que não se trata exatamente de uma modalidade competitiva.

Na foto acima, por exemplo, é possível ver atletas francesas escalando cordas a oito metros de altura, durante as Olimpíadas na Holanda, no ano de 1928.

Uma curiosidade é que nos Jogos de 1904, o alemão George Eyser se tornou o primeiro e único campeão olímpico amputado, após subir uma corda de 10m, em 6,7 segundos.

[+] Leia também: Maiores recordes olímpicos da história: conheça 4 atletas que deixaram sua marca

4 - 12 horas de ciclismo (1896)
12h de ciclismo esportes bizarros que entraram nas Olimpíadas
Adolf Schmal foi o campeão da primeira e única prova de 12h de Ciclismo (Foto: Reprodução/ Internet)

 Também considerado um dos esportes bizarros que já entraram nas Olimpíadas, imagine uma prova de ciclismo com a duração “básica” de 12 horas. Aconteceu na primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas 1986.

A prova teve sete participantes de quatro países, mas apenas dois conseguiram ir até o fim. A medalha de ouro ficou com o austríaco Adolf Schmal, e a prata foi para o britânico Frederick Keeping.

Devido à sua dificuldade e os riscos para os atletas, aquela foi a primeira e única vez que a prova foi disputada.

5 - Levantamento de peso com uma mão (1896 e 1904)
levantamento de peso com uma mão só está entre esportes bizarros que já entraram nas Olimpíadas
Os atletas usavam apenas uma mão para levantar peso (Foto: Reprodução/ Internet)

 Disputada apenas duas vezes durante os Jogos Olímpicos, o Levantamento de Peso com uma Mão esteve presente na primeira edição dos Jogos Modernos, em 1986.

Naquela ocasião, foi o britânico Launceston Elliot que levou a medalha de ouro. A modalidade retornou pela segunda e última vez na edição seguinte, consagrando Josef Steinbach como o grande vencedor.

Sem dúvidas, um dos esportes bizarros que já entraram nas Olimpíadas.

6 - Natação com Obstáculo (1900) 
natação com obstáculos esportes bizarros que já entraram nas Olimpíadas
Os atletas precisaram saltar e passar por baixo de obstáculos (Foto: Reprodução/ Wikimedia)

 Falando em bizarrice… a Natação com Obstáculos foi mais um esporte inusitado que entrou para os Jogos Olímpicos.

Para se ter ideia, nos 200m, os nadadores tiveram que passar por cima dos dois primeiros obstáculos (um barco e um poste), até que, no terceiro obstáculo, precisaram atravessar por baixo de uma fileira de barcos.

[+] Leia também: A Elegância e Precisão de um Esporte Olímpico Histórico

7 - Lacrosse
lacrosse esportes bizarros que já entraram nas Olimpíadas
O esporte entrou como demonstração (Imagem ilustrativa: Pexels)

Embora não esteja exatamente entre os esportes mais bizarros que já entraram nas Olimpíadas, ainda é estranho pensar no Lacrosse como um esporte olímpico.

Bastante popular na América do Norte - sobretudo no Canadá e Estados Unidos, é disputado por duas equipes, onde cada jogador carrega um taco com rede na ponta, que é utilizado para pegar, passar, carregar e atirar a bola para o gol.

A modalidade fez parte dos Jogos Olímpicos de St. Louis 1904 e também de Londres 1908, além de ter feito aparições como esporte de demonstração nos Jogos de Amstersdã 1928, Los Angeles 1932 e Londres 1948.

 

Foto de capa: Reprodução/ Reprodução/ S&G/PA Images

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram