Entre touchdowns, shows do intervalo, grandes campeões e jogadas lendárias. Confira os bastidores do evento da final da NFL que paralisa os EUA!

Hoje, nós vamos falar de um dos maiores eventos esportivos do planeta, o Super Bowl, que nada mais é, que o jogo final da NFL, principal liga do futebol americano no mundo, que coloca frente a frente, as duas melhores franquias da temporada. E por ser esse super evento, que hoje resolvemos trazer algumas curiosidades sobre essa final gigantesca.

Como Surgiu

E vamos começar falando de como surgiu o futebol americano. Foi lá na segunda metade do século XIX, como adaptação do rugby e do futebol. Os primórdios do esporte eram muito violentos e por isso, quase foi banido. Foram cerca de 20 mortes de jogadores universitários, entre 1904 a 1905. Até que, o então presidente Theodore Roosevelt interveio e pediu que regras duras fossem criadas, para evitar as mortes em campo.

Esporte
Um time de futebol americano do início do século XX. Foto Reprodução

Hoje, o Super Bowl é o principal evento esportivo do mundo, mas, nem sempre foi assim. A primeira edição foi organizada pela NFL e sua rival extinta, a AFL. A disputa foi em 15 de janeiro de 1967 e não teve o sucesso esperado, tanto que não foi nem exibida na televisão dos Estados Unidos. Os ingressos para Green Bay Packers contra Kansas City Chiefs, na Califórnia, custaram em média 10 dólares.  

Esporte
1º Super Bowl entre: Green Bay Packers e Kansas City Chiefs. Foto Reprodução.

Mas obviamente, é impossível comparar o preço dos ingressos do primeiro Super Bowl pra hoje. Já que o evento ganhou dimensões estratosféricas e, atualmente, um ingresso gira em torno de “5 mil dólares”. As entradas mais baratas custam cerca de 500 dólares, mas chegam a ser negociadas por valores até mil vezes maiores.

Grandes Vencedores

Não é fácil conquistar um título da NFL. Em campo, é preciso uma dedicação muito grande, além de força física e criatividade, principalmente para o quarterback, o cérebro do time. Além de claro, entrar para a história de uma franquia, os jogadores campeões recebem um anel de ouro branco de 14 quilates, decorado com diamantes e o escudo da equipe. 

Além disso, eles erguem o sonhado troféu Lombardi. A famosa taça de campeão da NFL é de prata legítima e feita à mão pela marca Tiffany & Co. A peça tem 55 centímetros de altura, 3 kg e está estimada em 25 mil dólares.

Esporte
Kevin C. Cox/Getty Images - Troféu Vince LombardiKevin C. Cox/Getty Images - Troféu Vince Lombardi

E os maiores vencedores do Super Bowl, são o New England Patriots e o Pittsburgh Steelers. Cada franquia registra seis vitórias na decisão da NFL desde 1967. Dallas Cowboys e San Francisco vêm na sequência, com cinco títulos. 

E não tem como falar de Futebol Americano sem citar Tom Brady. O quarterback é um dos atletas mais vencedores que já caminharam sobre a terra. Ele participou de 10 edições, venceu sete e sem dúvidas, marcou para sempre a história da NFL.

Esporte
Tom Brady, ergue o Troféu Vince Lombardi depois de vencer o Super Bowl LV (Ben Liedenberg/Associação de Imprensa)

Passaram em Branco

E uma edição do Super Bowl sempre é inesquecível por algum motivo. Seja por uma virada heroica, um campeão inédito, jogadores protagonistas, ou até mesmo goleadas.  E por falar em placares elásticos, a maior diferença de pontos em uma edição, aconteceu em 1990, quando o San Francisco 49ers derrotou o Denver Broncos por 55 a 10.

Esporte
Super Bowl XXIV: 49ers destroyed Denver 55–10

E apenas uma partida terminou empatada. Em 2017, o New England Patriots perdia por 28 a 3 para o Atlanta Falcons, quando conseguiu igualar o placar de forma surpreendente, e fechou a vitória por 34 a 28 com um touchdown na prorrogação.

Dos 32 times da NFL, 12 nunca venceram o Super Bowl, e quatro nem sequer disputaram a partida. São eles: Cleveland Browns, Detroit Lions, Houston Texans e Jacksonville Jaguars. Os Browns são uma das equipes mais tradicionais, mas seu período de maior sucesso aconteceu antes da criação do Super Bowl. Eles conquistaram um total de oito títulos. Já os Texans são a franquia mais jovem da liga: foram criados em 1999 e disputaram sua primeira partida em 2002.

Comerciais e o Impacto Cultural

O futebol americano é sem dúvidas, o esporte mais popular dos Estados Unidos. O sucesso é tanto que o Super Bowl, tem um dos espaços comerciais mais caros do mundo na TV. As propagandas de grandes marcas passaram a fazer parte da tradição do evento. Um filme de 30 segundos, por exemplo, exibido durante a final do futebol americano, custa mais de 5 milhões de dólares.

Esporte
Crédito: Sony Pictures Television

E sem contar que nos Estados Unidos, a final da NFL influencia a vida dos fãs de forma gigantesca. O dia do evento é o segundo maior em consumo de alimentos, perdendo só para o tradicional dia de ação de graças.

Uma estatística curiosa levantada pelo site da revista 'Forbes', mostra que em domingo de Super Bowl, mais de 1 bilhão de asas de frango são consumidas por lá, além de 12 milhões de pedaços de pizza.

Show do Intervalo

Além de toda a atração esportiva, o Super Bowl é também um evento que oferece entretenimento. Há quem ligue a televisão em busca de uma coisa: o show do intervalo. No início, havia shows mais discretos, que eram conduzidos por bandas de universidades.

Mas, a NFL procurando uma forma de manter a audiência, iniciou a era master do entretenimento. Nos anos 80 começaram a ser montados os grandes palcos e em 93, uma nova era começou: a das grandes estrelas da música.

Ninguém menos que Michael Jackson marca o início de um espetáculo completamente diferente. Ele mudou tudo de patamar. ninguém mais ia ao banheiro no intervalo, e seria melhor perder parte do jogo, do que o show do intervalo. Michael conseguiu levar toda a cultura pop para o espetáculo.

Super Bowl
Michael Jackson no Super Bowl 1993 (Foto: George Rose/Getty Images)

Já nos anos 2000, foi a era de grandes nomes do rock se apresentarem. Em 2002, o U2 emociona o público com uma homenagem às vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro. Em 2005, Paul McCartney se torna o primeiro e único Beatle a tocar no Super Bowl. Posteriormente, os Rolling Stones assumem o show, com um palco impressionante com o logo da banda. 

Super Bowl
Os Rolling Stones no Super Bowl de 2006. (ROMAIN BLANQUART/JULIAN H. GONZALEZ/Detroit Free Press)

Já 2011, fica marcado como a volta do pop. o show do intervalo atinge um patamar antes inimaginável. Quem retomou o espetáculo foi o Black Eyed Peas, com participação surpresa de Slash. no ano seguinte, Madonna, a rainha do pop, se apresentava. Em 2015, Katy Perry fez um show com a transmissão de maior audiência da história, sendo acompanhado por 121 milhões de pessoas.

Super Bowl
Katy Perry Super Bowl Christian Petersen—Getty Images

E em 2023, quem rendeu a segunda maior audiência da história foi a Rihanna, marcando também um comeback da cantora. Depois de cinco anos sem pisar no palco, Rihanna se apresentou na grande final da NFL. O show marcou a disputa pelo título da temporada, entre os Philadelphia Eagles e os Kansas City.

Super Bowl
Imagem via Getty

A cantora pop, flutuou em plataformas voadoras, desenterrou os maiores hits da carreira e ainda fez referências ao funk carioca. Tudo isso para mais de 118 milhões de espectadores.

E o Esportivado também tem um canal do youtube com conteúdos super bacanas para vocês acompanharem. Inclusive, tem vídeo contando um pouco mais sobre o Super Bowl, vejam: 

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram