Nomes como Tom Brady, Joe Montana, Lawrence Taylor e tantos outros, fizeram história na maior liga de futebol americano do mundo
Estar entre as lendas da NFL é o sonho de muitos jogadores, mas o destino de poucos. Mas afinal, o que é preciso para alcançar o estrelato na maior liga de futebol americano do mundo? Embora não exista receita, o segredo é um só: ser o melhor!
A National Football League (NFL), considerada a liga mais valiosa do mundo, é bastante apreciada nos Estados Unidos e vem conquistando cada vez mais fãs.
Com a crescente popularidade, no dia 6 de setembro de 2024 fez história: realizou sua primeira partida oficial na América do Sul. Como palco para o confronto entre Eagles x Packers, foi escolhida a Neo Química Arena, no município de São Paulo.
E para entrar no clima do campeonato, preparamos uma lista para você conhecer um pouco mais sobre 6 entre os maiores nomes da liga. Dá uma olhada!
[+] Leia também: Recordes da NBA: conheça 8 marcos impressionantes na maior liga do mundo
Conheça 6 lendas da NFL que fizeram história
Tom Brady, o maior de todos os tempos
Impossível falar sobre as lendas da NFL sem citar ele: Tom Brady. Milhares de jogadores já passaram pela liga e algumas dezenas se consagraram como os maiores, mas é indiscutível - entre fãs e especialistas - que Brady está em um nível superior.
Ex-quarterback, o atleta de 47 anos se despediu dos gramados em fevereiro de 2023, em uma difícil decisão. Para se ter ideia, participou de 20 temporadas, com a conquista de seis Super Bowls.
Embora tenha jogado suas últimas temporadas pelo Tampa Bay Buccanners, fato é que o atleta será eternamente marcado por sua atuação no New England Patriots - franquia em que atuou durante boa parte de sua carreira.
Inclusive, para honrar o ex-jogador, o time hexacampeão anunciou que irá aposentar a camisa de número 12 - que era utilizada por ele.
Joe Montana
Entre as lendas da NFL também está Joe Montana, que não à toa, recebeu o apelido de “Joe Cool”.
Marcado pela camisa 16, o ex-quarterback fez história no San Francisco 49ers, franquia pela qual venceu quatro Super Bowls. Conhecido por trabalhar muito bem sob pressão, protagonizou algumas das mais icônicas jogadas da liga.
A título de curiosidade, Montana acumulou os seguintes números ao longo de sua carreira: 3.409 passes certos, 273 touchdowns, 139 interceptações e 40.551 jardas de passes. Impressionante!
Um dos momentos mais intrigantes de sua carreira foi a ida para o Kansas City Chiefs. Por conta de lesões - sem falar do destaque que Steve Young estava ganhando - o jogador deixou o 49ers.
Os Chiefs, claro, agradeceram, já que passaram a integrar um dos melhores e maiores quarterbacks da história. Como já era esperado, o jogador foi o principal responsável por levar a franquia à sua primeira final da AFC, em janeiro de 1994.
Lawrence Taylor, o monstro das defesas
Quando o assunto é o maior defensor do futebol americano, um nome é unânime: Lawrence Taylor. MVP da NFL na temporada de 1986, o ex-jogador também foi nomeado 10 vezes para o Pro Bowl e eleito 9 vezes como All-Pro.
Atuando como linebacker, o camisa 56 do New York Giants foi responsável por revolucionar o papel da posição e redefinir a atuação de um defensor em campo, o que lhe garante uma posição em nossa lista com as maiores lendas da NFL.
Em 86, junto ao Giants, Taylor fez uma das mais icônicas temporadas da história da NFL. Além de seu impacto individual, o ex-jogador também liderava a defesa e era conhecido por inspirar sua equipe a sempre entregar o melhor dentro de campo.
[+] Leia também: Veja como estão os estádios da Copa, dez anos depois do evento
Não à toa, Taylor foi nomeado como Jogador Defensivo do Ano da NFL nos anos de 1981, 1982 e 1986. E mais que isso: foi o primeiro a levar o prêmio em duas temporadas consecutivas.
Vale mencionar, ainda, que das três temporadas que participou, venceu dois Super Bowls. Na edição XXI, por exemplo, registrou 35 sacks, forçou um fumble e interceptou um passe - jogadas que o levaram a conquistar o título de jogador mais valioso da temporada.
Jerry Rice, o melhor wide receiver
Legado. Essa é a palavra que define a história e a passagem de Jerry Rice pela NFL. Campeão de três Super Bowls (nos anos de 88, 89 e 94) e MVP em uma das temporadas, o ex-camisa 80 do San Francisco 49ers, atropelou vários recordes anteriores a ele, elevando o nível para os atletas na posição de recebedor.
Mesmo tendo atuado em um período onde o jogo aéreo não era tão explorado, Rice segue sendo o maior jogador de sua posição, mesmo aposentado há 18 anos.
Apelidado de “Flash 80”, também foi selecionado para o Pro Bowl por 13 vezes (um recorde), além de ter sido selecionado 10 vezes para o All-Pro.
Embora sua carreira tenha marcado a história do 49ers, vale mencionar que o ex-jogador também passou pelo Oakland Raiders, de 2001 a 2004, e também pelo Seattle Seahawks, em 2004. Sem dúvidas, uma das lendas da NFL.
Jim Brown, o running back lendário
Entre as lendas da NFL, também é impossível deixar de mencionar Jim Brown. Eterno, o astro faleceu em 2023, aos 87 anos.
No top 100 entre os maiores jogadores do futebol americano, foi selecionado pelo Cleveland Browns em 1957.
Não demorou muito para mostrar seu talento e se consagrar como um dos nomes de peso da liga e do esporte como um todo. Já de cara, foi eleito como Novato do Ano e MVP, logo em sua estreia.
Entre suas conquistas, foi o primeiro jogador a alcançar a marca de 100 touchdowns, e fez isso em apenas 93 partidas jogadas. Seu recorde só foi batido em 2006, por LaDainian Tomlinson.
Ao longo da carreira, jogou em nove temporadas na equipe, e em oito delas, liderou a liga em jardas corridas.
[+] Leia também: Os esportes mais Curiosos e Pouco Conhecidos
Além do futebol americano, Brown também investiu na carreira de ator e participou do filme “Os Doze Condenados”.
As filmagens acabaram passando do prazo - o que irritou o proprietário do Cleveland Browns, que chegou a ameaçar suspender o salário do jogador caso ele não se apresentasse nos treinos. Foi aí que o atleta decidiu se aposentar do esporte, com apenas 30 anos de idade.
Peyton Manning, o jogador com mais prêmios de MVP
E por último mas não menos importante, está Peyton Manning, também considerado uma das lendas da NFL. Também na posição de quarterback, representou o Indianopolis Colts e o Denver Broncos.
Ao longo de seus 18 anos atuando na liga profissional, bateu recorde de touchdowns e jardas em um campeonato. E foi além: também conquistou o título de MVP durante cinco temporadas.
Esse é outro recorde, já que nenhum outro jogador na história da liga conquistou o título tantas vezes.
Bicampeão, venceu o Super Bolw pela primeira vez na temporada de 2006/ 2007, pelo Indianopolis. O segundo título veio na temporada de 2016, durante o Super Bowl 50, vestindo a camisa do Denver.
Foto de capa: Reprodução/ The Washington Post