A delegação brasileira já conquistou 373 medalhas ao longo de toda a história dos Jogos Paralímpicos. Confira os esportes de destaque!

Mal acabaram as Olimpíadas e já poderemos apreciar e torcer mais uma vez por nossos atletas! Entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, acontecem os Jogos Paralímpicos Paris 2024, e a delegação brasileira já está preparada para representar o país. No top 20 entre os países que mais medalharam, modalidades como atletismo e natação estão entre aquelas com mais medalhas do Brasil nos Jogos Paralímpicos. 

Para se ter ideia, nossos atletas já conquistaram o total de 373 medalhas (109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes) ao longo de todas as edições em que garantiu presença. Agora, vamos em busca de alcançar nosso 400º pódio.

Confira abaixo as modalidades em que os brasileiros se destacam! Aproveita e já prepara a torcida! 

[+] Leia também: A Evolução das Paralimpíadas

Veja as modalidades com mais medalhas do Brasil nos Jogos Olímpicos: 

Atletismo 
Petrúcio Ferreira, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro (Foto: Reprodução/ Internet)
Petrúcio Ferreira, um dos maiores nomes do atletismo brasileiro (Foto: Reprodução/ Internet)

Entre as modalidades em que o Brasil mais ganhou medalhas nos Jogos Paralímpicos, está o Atletismo. Presente na competição desde 1960, o desporto também é um dos que mais atrai público, além de abraçar atletas de todos os grupos de deficiências.

As conquistas brasileiras tiveram início em 1984, quando nossos atletas ganharam 21 medalhas (6 ouros, 12 pratas e 3 bronzes). Desde então, o Brasil sempre está presente no pódio do Atletismo nos Jogos Paralímpicos.

Total de medalhas: 170 (48 de ouro | 70 de prata | 52 de bronze)

Natação
Daniel Dias (Foto: Fernando Maia/MPIX/CPB)
Daniel Dias segurando medalha de ouro

Entre as modalidades com mais medalhas do Brasil nos Jogos Paralímpicos, a Natação vem logo em seguida. No total, nossos atletas já conquistaram 102 medalhas, em diferentes modalidades do esporte.

As primeiras vieram nos Jogos de 1984, quando o Brasil trouxe, de uma só vez, sete medalhas para casa. A nadadora Maria Jussara foi a grande responsável pelo primeiro ouro do país, no 4x50m classe 6.

Além disso, alguns dos maiores atletas paralímpicos do Brasil (e do mundo) são da Natação. Nomes como Clodoaldo Silva, Daniel Dias e Gabriel Bandeira merecem total destaque!

Total de medalhas: 125 (40 de ouro | 39 de prata | 46 de bronze)

[+] Leia também: Conheça 6 atletas paralímpicos brasileiros que fizeram história

Judô
Antônio Tenório, um dos maiores judocas paralímpicos do Brasil e do Mundo (Foto: Reprodução/  Twitter CPB)
Antônio Tenório segurando medalhas

O Judô foi incluído como modalidade paralímpica nos Jogos de Seul, em 1988. Foi em 2004 que as categorias femininas também entraram na competição. O esporte é destinado a atletas com deficiência visual agrupados em diferentes categorias, de acordo com o peso.

Entre as modalidades com mais medalhas do Brasil nos Jogos Paralímpicos, o Judô ocupa a terceira posição.

No total, os atletas brasileiros já tiveram 22 conquistas - inclusive, as primeiras medalhas já vieram na edição de estreia do esporte, com Jaime de Oliveira, Júlio Silva e Leonel Cunha Filho.

Vale mencionar, ainda, que desde 1996 o Brasil esteve presente em todas os pódios.

Total de medalhas: 25 (6 de ouro | 9 de prata | 11 de bronze)

Bocha
Andreza Vitória e sua auxiliar, Poliana Cruz, após conquistarem o bronze no Parapan 2023 (Foto: Rerodução/ Washington Alves / CPB)
Andreza Vitória e sua auxiliar, Poliana Cruz, após conquistarem o bronze no Parapan 2023 (Foto: Rerodução/ Washington Alves / CPB)

A bocha é um esporte praticado por atletas com alto nível de paralisia - sejam físicas ou cerebrais. No Brasil, apareceu apenas em 1970.

Altamente estratégico, o jogo é dividido em duas equipes, que jogam com bochas (bolas) coloridas. A quantidade é definida de acordo com a quantidade de membros em cada equipe.

Assim, o objetivo é arremessar as bolinhas coloridas o mais próximo possível da bola branca (chamada de Jack). O time que tiver mais bolas próximas do alvo, vence.

O esporte está entre as modalidades com mais medalhas do Brasil nos Jogos Paralímpicos, mesmo após algumas alterações. A primeira veio no lawn bowls (primeira versão da modalidade), ainda nos Jogos de Toronto 1976.

Os atletas brasileiros também são destaque na versão atual, com medalhas em Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

Total de medalhas: 11 (6 de ouro | 1 de prata | 4 de bronze)

Tênis de Mesa
Cátia Oliveira e Thais Severo durante disputa de tênis de mesa (Foto: Reprodução/ Miriam Jeske/ CBTM)
Cátia Oliveira e Thais Severo durante disputa de tênis de mesa (Foto: Reprodução/ Miriam Jeske/ CBTM)

Por último, mas não menos importante, o Tênis de Mesa também está entre as modalidades com mais medalhas do Brasil nos Jogos Paralímpicos.

Os atletas Luiz Algacir da Silva e Welder Knaf foram os responsáveis por trazer as primeiras medalhas do país no esporte, com uma prata na disputa por equipes da classe C3, nos Jogos de Pequim 2008.

Após ficar sem medalhas em Londres, a delegação nacional voltou a brilhar nos Jogos do Rio 2016, com quatro conquistas.

Total de medalhas: 8 (3 de prata | 5 de bronze)

 

Foto de capa: Reprodução/ Bertrand Guay/ AFP

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram