De Rolando Ferreira a Anderson Varejão: conheça alguns entre os maiores nomes brasileiros que já passaram pela maior liga de basquete

Nomes como Anderson Varejão e Nenê Hilário estão entre os brasileiros na NBA que fizeram história na maior liga de basquete do mundo.

Desde a década de 1980, quando Rolando Ferreira se tornou o primeiro brasileiro a pisar em uma quadra da NBA, até a chegada de jovens talentos como Gui Santos, o Brasil sempre teve representantes que chamaram atenção por seu talento. 

Alguns fizeram história, outros ainda estão conquistando seu espaço, mas uma coisa é certa: todos mostraram que nosso basquete não fica atrás! 

E aí, bora relembrar alguns dos nossos craques?

Relembre (ou conheça) brasileiros que já passaram pela NBA: 

Rolando Ferreira
Rolando foi o primeiro jogador brasileiro (e sul-americano) e jogar na NBA
Rolando foi o primeiro jogador brasileiro (e sul-americano) e jogar na NBA (Foto: Reprodução/ Internet)

Não dá para falar sobre os brasileiro na NBA, sem mencionar Rolando Ferreira. Embora sua passagem tenha sido bem curta - já que durou de 1988 a 1989 - ele foi o primeiro nome do Brasil (e da América do Sul) a chegar na liga norte-americana.

Durante 12 jogos, ele defendeu o Portland Trail Blazers. Apesar de ter ficado apenas um ano, sua ida à liga aconteceu pouco depois dos marcantes Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis.

Naquela ocasião, foi a primeira vez que o Brasil venceu o Dream Team dos Estados Unidos, em território norte-americano. Com o destaque na partida, Rolando Ferreira também teve a chance de ingressar na NBA.

Anderson Varejão
Varejão é o principal nome entre os brasileiros que jogaram na NBA (Foto: Reprodução/ Internet)
Varejão é o principal nome entre os brasileiros que jogaram na NBA (Foto: Reprodução/ Internet)

Primeiro nome que vem em mente, o atleta deu início à carreira na liga em 2004, quando foi selecionado pelo Orlando Magic - onde não ficou muito tempo e logo foi trocado para o Cavaliers.

Antes de ser draftado, Varejão já chamava atenção por seu talento e carisma. Para se ter ideia, foi o primeiro brasileiro a vencer uma Euroliga, em 2003, quando jogava no Barcelona.

Na NBA, jogou como Ala-pivô e ficou na ativa até 2017. Fez história no Cavaliers, que defendeu durante 14 temporadas - top 10 jogadores com mais tempo na franquia.

Em 2016 foi para o Warriors, onde ficou por apenas um ano, mas também foi reconhecido por suas jogadas sensacionais. Apesar do pouco tempo no time, foi campeão em 2017. 

Leandrinho Barbosa
Leandrinho em quadra, com a bola de basquete na mão e uniforme do Warriors
Campeão da NBA, Leandrinho é conhecido como "The Brazilian Blur" (Foto: Reprodução/ Kyle Terada - USA TODAY Sports)

Campeão da NBA em 2015, quando defendia o Warriors, Leandrinho é um dos maiores nomes brasileiros que se destacou na liga norte-americana.

Na posição de Ala-Armador, foi a 28ª escolha no Draft do Phoenix Suns, em 2003 - time que defendeu por três oportunidades ao longo de sua carreira.

Por conta de sua alta velocidade, recebeu o apelido de “The Brazilian Blur”, e também defendeu o Indiana, Toronto Raptors, Celtics e Warriors. Encerrou sua carreira em 2017, durante sua última passagem pelo Suns. Sem dúvidas, um dos maiores brasileiros na NBA.

Tiago Splitter
Splittes, que foi um dos brasileiros na NBA, em quadra, com a camisa do Spurs
Splitter foi o primeiro brasileiro a conquistar um título de NBA (Foto: Reprodução/ Internet)

Para fechar o time de campeões, está Tiago Splitter - que foi o primeiro brasileiro a vencer uma NBA. O jogador atuou de 2010 a 2017 e, já em 2014, contribuiu para a conquista do título do San Antonio Spurs sobre o Miami Heat - que na época, contava com o trio LeBron James, Chris Bosh e Dwyane Wade.

Uma curiosidade é que Splitter foi draftado pelo Spurs ainda em 2007, mas começou a jogar pelo time apenas 3 anos mais tarde, em 2010.

Antes disso, jogava no basquete espanhol, onde começou a fazer sucesso. Após deixar o Spurs, em 2015, ainda passou pelo Atlanta Hawks e Philadelphia.

Nenê Hilário
Nenê Hilário segurando uma bola de basquete na quadra
Ex-jogador, Hilário é um dos maiores nomes que o Brasil já apresentou (Foto: Reprodução/ Internet)

 Entre os brasileiros na NBA, Nenê Hilário é um dos nomes de destaque. Com carreira sólida, o atleta atuou como pivô e foi um dos que jogou por mais tempo na NBA, entre os anos de 2002 e 2020.

Conseguiu destaque durante sua passagem pelo Nuggets, que durou até 2012. Junto ao astro Carmelo Anthony, o brasileiro conseguiu chegar na final da Conferência Oeste, em 2009. No entanto, seu time foi derrotado pelo Lakers de Kobe Bryant.

Depois de sair do Nuggets, também passou pelo Wizards e Houston Rockets - onde encerrou sua carreira com maestria. 

Raulzinho
Raulzinho, um dos jogadores brasileiros da NBA, em quadra, segurando uma bola de basquete
Raul Santos foi o últimos brasileiro a jogar pelo Cavs na NBA (Foto: Reprodução/ NBA)

Mais um destaque entre os brasileiros na NBA, Raul Santos - mais conhecido como Raulzinho - começou sua carreira na liga norte-americana em 2015, onde ficou até 2023.
Armador, começou com o Salt Lake City, mas após uma série de trocas, acabou no Utah Jazz, onde ficou até 2019.

Em seguida, também defendeu o Philadelphia, Wizards e, por último, o Cavaliers. Vale mencionar que ele foi o último jogador brasileiro a integrar a NBA pelo Cavs.

Ainda na ativa, recentemente assinou com o Pinheiros, para a temporada de 2024/25 da NBB. 

Gui Santos
Gui Santos é um dos brasileiros na NBA
Com apenas 22 anos, o brasileiro defende o Warriors (Foto: Reprodução/ Internet)

Por último, mas não menos importante, está Gui Santos. Com apenas 22 anos, o jogador é um dos maiores destaques do basquete nacional da atualidade. Atualmente defende o Golden State Warriors - time pelo qual foi draftado em 2022. 

 

Foto de capa: Reprodução/ Internet 

Compartilhar Facebook Compartilhar WhatsApp Compartilhar Telegram