De Rolando Ferreira a Anderson Varejão: conheça alguns entre os maiores nomes brasileiros que já passaram pela maior liga de basquete
Nomes como Anderson Varejão e Nenê Hilário estão entre os brasileiros na NBA que fizeram história na maior liga de basquete do mundo.
Desde a década de 1980, quando Rolando Ferreira se tornou o primeiro brasileiro a pisar em uma quadra da NBA, até a chegada de jovens talentos como Gui Santos, o Brasil sempre teve representantes que chamaram atenção por seu talento.
Alguns fizeram história, outros ainda estão conquistando seu espaço, mas uma coisa é certa: todos mostraram que nosso basquete não fica atrás!
E aí, bora relembrar alguns dos nossos craques?
Relembre (ou conheça) brasileiros que já passaram pela NBA:
Rolando Ferreira
Não dá para falar sobre os brasileiro na NBA, sem mencionar Rolando Ferreira. Embora sua passagem tenha sido bem curta - já que durou de 1988 a 1989 - ele foi o primeiro nome do Brasil (e da América do Sul) a chegar na liga norte-americana.
Durante 12 jogos, ele defendeu o Portland Trail Blazers. Apesar de ter ficado apenas um ano, sua ida à liga aconteceu pouco depois dos marcantes Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianápolis.
Naquela ocasião, foi a primeira vez que o Brasil venceu o Dream Team dos Estados Unidos, em território norte-americano. Com o destaque na partida, Rolando Ferreira também teve a chance de ingressar na NBA.
Anderson Varejão
Primeiro nome que vem em mente, o atleta deu início à carreira na liga em 2004, quando foi selecionado pelo Orlando Magic - onde não ficou muito tempo e logo foi trocado para o Cavaliers.
Antes de ser draftado, Varejão já chamava atenção por seu talento e carisma. Para se ter ideia, foi o primeiro brasileiro a vencer uma Euroliga, em 2003, quando jogava no Barcelona.
Na NBA, jogou como Ala-pivô e ficou na ativa até 2017. Fez história no Cavaliers, que defendeu durante 14 temporadas - top 10 jogadores com mais tempo na franquia.
Em 2016 foi para o Warriors, onde ficou por apenas um ano, mas também foi reconhecido por suas jogadas sensacionais. Apesar do pouco tempo no time, foi campeão em 2017.
Leandrinho Barbosa
Na posição de Ala-Armador, foi a 28ª escolha no Draft do Phoenix Suns, em 2003 - time que defendeu por três oportunidades ao longo de sua carreira.
Por conta de sua alta velocidade, recebeu o apelido de “The Brazilian Blur”, e também defendeu o Indiana, Toronto Raptors, Celtics e Warriors. Encerrou sua carreira em 2017, durante sua última passagem pelo Suns. Sem dúvidas, um dos maiores brasileiros na NBA.
Tiago Splitter
Para fechar o time de campeões, está Tiago Splitter - que foi o primeiro brasileiro a vencer uma NBA. O jogador atuou de 2010 a 2017 e, já em 2014, contribuiu para a conquista do título do San Antonio Spurs sobre o Miami Heat - que na época, contava com o trio LeBron James, Chris Bosh e Dwyane Wade.
Uma curiosidade é que Splitter foi draftado pelo Spurs ainda em 2007, mas começou a jogar pelo time apenas 3 anos mais tarde, em 2010.
Antes disso, jogava no basquete espanhol, onde começou a fazer sucesso. Após deixar o Spurs, em 2015, ainda passou pelo Atlanta Hawks e Philadelphia.
Nenê Hilário
Entre os brasileiros na NBA, Nenê Hilário é um dos nomes de destaque. Com carreira sólida, o atleta atuou como pivô e foi um dos que jogou por mais tempo na NBA, entre os anos de 2002 e 2020.
Conseguiu destaque durante sua passagem pelo Nuggets, que durou até 2012. Junto ao astro Carmelo Anthony, o brasileiro conseguiu chegar na final da Conferência Oeste, em 2009. No entanto, seu time foi derrotado pelo Lakers de Kobe Bryant.
Depois de sair do Nuggets, também passou pelo Wizards e Houston Rockets - onde encerrou sua carreira com maestria.
Raulzinho
Em seguida, também defendeu o Philadelphia, Wizards e, por último, o Cavaliers. Vale mencionar que ele foi o último jogador brasileiro a integrar a NBA pelo Cavs.
Ainda na ativa, recentemente assinou com o Pinheiros, para a temporada de 2024/25 da NBB.
Gui Santos
Por último, mas não menos importante, está Gui Santos. Com apenas 22 anos, o jogador é um dos maiores destaques do basquete nacional da atualidade. Atualmente defende o Golden State Warriors - time pelo qual foi draftado em 2022.
Foto de capa: Reprodução/ Internet